Primeiro que tudo gostaria de partilhar um vídeo que mostra como podemos usar ferramentas sociais para educar, por exemplo, as crianças.
Este vídeo tem como objectivo levar as crianças a perceber os perigos da internet e como se podem proteger dos mesmos, de uma forma apelativa, usando desenhos animados, algo com que as crianças facilmente se sentem cativadas:
Pegando na ideia deste vídeo, podemos ver que a internet tem vários perigos.
O factor longevidade, isto é, embora pensemos que não, a grande maioria das coisas que publicamos online, mantêm-se activas durante muito, mesmo quando, muitas vezes, já nem nos lembramos que elas existem. É, portanto, extremamente importante que tenhamos especial cuidado com as coisas que publicamos e, que pensemos sempre no vastíssimo público que pode ter acesso a elas e no tempo que elas permanecem publicadas.
É, igualmente importante que tenhamos em atenção o facto de conhecermos ou não as pessoas com quem contactamos online e ter consciência de que, nem sempre, estamos a falar com quem pensamos estar.
Outro factor a ter em conta, como é mencionado neste vídeo, é a veracidade das publicações que são feitas por toda a internet.
Assim, e focando-me principalmente nas crianças que têm acesso à internet, é necessário fazê-las ver todos estes factores e ter percepção do perigo que eles podem representar.
Sendo que a internet é uma grande ajuda para as crianças a nível de aprendizagem, tanto escolar, quanto extra-curricular, deve ser incentivado o seu uso de uma forma cuidada e consciente e, sempre com o acompanhamento dos pais de modo a que as crianças estejam, e se sintam seguras na utilização deste meio.
Sem comentários:
Enviar um comentário