quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

As Ferramentas Sociais no contexto educativo .

Antes demais, é preciso salientar que, a educação, a aprendizagem, é uma partilha constante de conhecimentos.
Assistimos de momento a uma forma de educação altamente castradora do ponto de vista da criatividade e do pensamento crítico, principalmente porque o modelo seguido, de transmissão-aquisição de conhecimentos, não permite, ou limita, o aluno a nível da aquisição de novos conhecimentos e de conhecimentos mais diversificados. Aquilo que vemos neste momento, é uma limitação dos objectivos da educação, da aprendizagem, da aquisição de conhecimentos.
Se tivermos em conta que as ferramentas sociais são meios de partilha de informação, poderemos então dizer que são meios de partilha de conhecimentos muito diversificados. Assim, podemos pensar nas ferramentas sociais num contexto educacional como uma alternativa ao tipo de curriculo que é exercido à data. Temos o exemplo da web 2.0, uma ferramenta social semelhante ao hi5 ou ao facebook, que apenas se diferencia destas duas em termos de objectivos específicos, sendo que, na web 2.0, o objectivo principal é a partilha de conhecimento entre discentes e docentes de forma a construir de uma maneira consistente e partilhada, conhecimentos acerca dos mais variados contextos.

Este vídeo pareceu-me importante para mostrar a avaliação do funcionamento e da dinâmica dos dois pontos de vista diferentes, o curriculo tradicional e o curriculo sustentado com os meios tecnológicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário